Cena a Cena

O fascínio que o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém exerce no público não está apenas na grandiosidade das construções, na atmosfera que ali se respira e na beleza da história de Jesus. Reside também na participação ativa do público, diante da mobilidade das cenas.

Entre um ato e outro, uma multidão movida pela emoção passada pela boa interpretação dos atores, caminha entre os cenários, transportando-se por algumas horas à época de Cristo e revivendo sua saga. Do Sermão à Ressurreição, olhos atentos acompanham com paixão o resultado do trabalho de 42 anos, que transformou um sonho na realidade do maior teatro ao ar livre do mundo.

O sermão

PRÓLOGO: Os Profetas Moisés e Elias anunciam a vinda do Filho de Deus. Jesus aparece transfigurado entre os dois profetas.

TENTAÇÃO NO DESERTO: Jesus, após quarenta dias no deserto, é tentado pelas múltiplas faces do demônio.

SERMÃO DA MONTANHA: Jesus prega à multidão, acolhe as criancinhas, cura e ensina o Pai Nosso. Ao saber da prisão de João, o Batista, decide seguir para Jerusalém.

 

O Templo de Jerusalém

DISCUSSÕES NO TEMPLO: Jesus entra triunfalmente em Jerusalém, aclamado pelo povo. Expulsa os vendilhões do Templo e discute com fariseus, escribas e doutores da lei.

O SINÉDRIO: Presidido pelo Sumo Sacerdote, Caifás, o conselho supremo do Sinédrio se reúne e decide condenar Jesus. Judas vende o seu mestre por trinta moedas.

O Cenáculo

A ÚLTIMA CEIA: Jesus reúne os seus discípulos para a Última Ceia e deles se despede, dando-lhes o pão (o seu corpo) e o vinho (o seu sangue).

O Horto

AGONIA NO HORTO: Jesus sofre antevendo sua Paixão e Morte.

A TRAIÇÃO: Judas, com um beijo, entrega Jesus aos soldados de Caifás.

A PRISÃO DE JESUS: Jesus é levado preso para ser julgado.

O Palácio de Herodes

A BACANAL DE HERODES: A bacanal do rei Herodes é interrompida com a chegada dos sacerdotes que conduzem Jesus.

JESUS PERANTE HERODES: Herodes pede a Jesus um milagre e não é atendido. Irritado, o rei manda-o de volta a Pilatos.

O Fórum Romano

JESUS PERANTE PILATOS: O Pretório Romano é invadido pela multidão e pelos que querem a morte de Jesus. Pilatos, o Procurador de Roma, chega ao Pretório numa  biga romana e saúda os seus legionários.

A FLAGELAÇÃO DE JESUS: Pilatos interroga Jesus e manda-o à flagelação.

A CONDENAÇÃO DE JESUS: Pilatos solta Barrabás e lava as mãos, condenando o Nazareno a morrer na cruz.

A Via Sacra

DÚVIDAS DE MARIA: Maria, mãe de Jesus, questiona a necessidade do sacrifício de seu Filho.

O ENCONTRO COM MARIA: Carregando a cruz, Jesus cai pela primeira vez e encontra-se com Maria, a sua mãe.

AS MULHERES DAS LAMENTAÇÕES: Compadecido das lamentações das mulheres, Jesus fala a Madalena e às filhas de Jerusalém.

O CIRINEU: Jesus cai pela segunda e pela terceira vez e é ajudado pelo cireneu a transportar a cruz.

O Calvário

O DESESPERO DE JUDAS: Judas é atormentado por sua consciência, por ter traido e entregue o Filho de Deus à morte e enforca-se, por isso.

CRUCIFICAÇÃO E MORTE NA CRUZ: Jesus é pregado na cruz entre dois malfeitores. É ultrajado e escarnecido pelos seus algozes. Na hora nona expira, entregando ao Pai o seu espírito. A terra treme e tudo escurece com a morte do Filho do Homem.

A DESCIDA DA CRUZ: José de Arimatéia reclama o corpo de Jesus, que é retirado da cruz.

MATER DOLOROSA: O corpo de Jesus é colocado no regaço de Maria, que chora sobre o filho morto.

O Sepulcro

O SEPULTAMENTO: Arimatéia e Nicodemos, com os seus servos, levam o corpo de Jesus para ser sepultado num túmulo novo, próximo ao local de suplício. Maria, Madalena e João seguem o cortejo fúnebre.

A RESSURREIÇÃO: Jesus é sepultado e o sepulcro é fechado. Atendendo a uma ordem de Pilatos, soldados romanos montam guarda ao sepulcro. Na madrugada do terceiro dia, numa forte comoção, a grande pedra do sepulcro se move sozinha. Os guardas romanos fogem apavorados. Jesus, glorioso, ressurge dos mortos para a nova vida.

AS TRÊS MARIAS: Maria Madalena, Maria Salomé e Maria de Cleofas vêm juntas para embalsamar o corpo de Jesus. Encontram vazio o sepulcro.

O ANJO DA RESSURREIÇÃO: Um anjo anuncia às três marias a ressurreição de Jesus e lhes pede que sigam para a Galiléia.

A ASCENSÃO: Quarenta dias após a sua ressurreição, Jesus sobe, entre nuvens, para a Glória do Pai, diante da multidão extasiada.



© 2014 Sociedade Teatral de Fazenda Nova // CNPJ: 011.472.198/0001-22
Desenvolvido por Recife Sites